segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Sondagem: para que serve?

     Assim como um bom médico não pode indicar o tratamento sem antes fazer os exames necessários para obter o diagnóstico, um bom professor não pode abrir mão da sondagem periódica de seus alunos para planejar suas aulas. 

     Analisando o que as crianças já sabem, fica mais fácil estabelecer o que precisa ser feito para que avancem mais ainda.

     Mas não vale mascarar a sondagem, os dados precisam ser reais para que o aluno tenha acesso a atividades eficazes para o seu nível de conhecimento e para que sejam feitos os agrupamentos produtivos necessários, pois  os colegas são preciosas fontes de troca de informações.

Mas, o que é "sondagem"?

     Este termo ( sondagem ) é muito utilizado pelos professores. Trata-se de um teste onde, no caso da alfabetização inicial, o professor solicita que o aluno escreva algumas palavras do mesmo campo semântico. Durante o teste o professor não só observa como a criança escreve, mas também como faz a leitura daquilo que acabou de escrever.

     Através desta observação, é possível saber em qual hipótese de escrita o aluno se encontra, ou seja, o que ele pensa sobre a escrita. É aí que começa o nosso trabalho, pois temos que aplicar o remédio certo, na dose certa.

     Segue abaixo um quadro com os conceitos sobre as hipóteses de escrita:
     Em caso de dúvida sobre a hipótese dos alunos, vale sempre a pena recorrer aos colegas. Analisar as escritas em conjunto, não só tira as dúvidas para um diagnóstico mais preciso, com também faz o grupo crescer nos saberes e nas experiências.

     Além disso, as listas de palavras exercem papel fundamental no processo de avaliação durante a Alfabetização. Para saber mais sobre como preparar uma lista perfeita e realizar uma Sondagem eficaz, com as instruções corretasclique aqui.

     Indico também um super vídeo da Revista Nova Escola, onde podemos aprender mais um pouco sobre como realizar a sondagem...



     São apenas cinco minutos que podem facilitar, e muito, o nosso trabalho.

   Além disso, as listas de palavras exercem papel fundamental no processo de avaliação durante a Alfabetização. Para saber mais sobre como fazer uma Sondagem eficaz, com as instruções e ferramentas corretasclique aqui.


2 comentários:

  1. Oi Cintia
    Obrigado pela visita em meu blog. O seu blog esta ficando muito bom e interessante, pois suas informações podem auxiliar muitos professores. Parabéns.
    Sugestão: na barra lateral coloque mais um item para os seguidores. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andréa...obrigada pela visita, pelo comentário e pela sugestão, pois sua manifestação me incentiva e demonstra que vale a pena continuar. Como sou iniciante no mundo dos blogs, verificarei a possibilidade desse item para os possíveis seguidores.
      Obrigada, grande abraço e muito sucesso.

      Excluir