segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Construtivismo: a arte de perguntar!


Sabemos que o construtivismo consiste em uma teoria de aprendizagem que pressupõe o aprendiz como construtor do próprio conhecimento por meio de conexões entre os saberes antigos e novos, principalmente por meio de resolução de problemas.  

Sendo assim, podemos dizer que o que faz o aluno aprender não seria exatamente a resposta,  mas sim a dúvida.  Então o professor assume o papel de "provocador de dúvidas". 

Desta forma se explica o título deste texto. Por meio das perguntas certas podemos proporcionar momentos ricos em aprendizagem.  

Para que as dúvidas sejam solucionadas,  o professor pode dar pistas, ajudar o estudante a levantar hipóteses, até que a turma consiga tirar suas conclusões, que, em princípio, podem ou não se tratar das respostas corretas. Neste caso, o mais importante é a reflexão sobre o assunto tratado. Mas é evidente que quanto mais o aprendiz se aproximar do conteúdo convencional, melhor...

Por este motivo, a aprendizagem necessita de um bom e bem preparado professor que saiba fazer, na imensa variedade de situações em sala de aula,  as perguntas que favoreçam o aprendizado dos seus alunos. A aprendizagem necessita de um professor que seja mestre na arte de perguntar!

4 comentários:

  1. Excelente post !!
    Já gostava de fazer perguntas , agora não paro mais ! rsrs!
    bjus!

    ResponderExcluir
  2. Olá Cintia!!! Estava zanzando na net procurando algumas dicas e acabei aqui... É o seguinte, assumi este ano minha primeira turma e também trata-se de um primeiro ano, mas estou muuuuita dificuldade de organização, queria saber como é que vc faz, por exemplo, para enviar as tarefas atrasadas quando os alunos faltam, manter as correções em dia, principalmente das apostilas... Estou beem perdida e qualquer dica é válida! Quero aprender formas de me organizar... Beijão, Pri.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pri ... Parabéns por ter assumido esta missão tão importante. Sou muito metódica, gosto de organizar meu trabalho em partes e faço revisões periódicas sobre minha prática, tanto com meus alunos, quanto com a documentação. Sempre que me sentia "perdida", tentava refletir sobre o que poderia estar errado. Vale lembrar que muitos colegas de trabalho podem nos ajudar. Então observe os professores que trabalham com você e não tenha medo de pedir orientação, afinal, estamos sempre em construção e nunca deixamos de aprender. Espero te ajudado de alguma forma... Um beijo

      Excluir